A IMPORTÂNCIA DE SEPARAR AS CONTAS: PESSOAL X EMPRESARIAL

Você que é empreendedor ou quer ser empreendedor, saiba neste post a importância de separar as contas: pessoal x empresarial.

É muito comum quando novos empresários iniciam um negócio, não separarem as contas da empresa das contas da pessoa física. Isso por falta de conhecimento contábil e também não conhecer a importância dessa separação.

Existe um princípio contábil chamado princípio da entidade, que rege que os bens dos sócios e os bens da empresa não se misturam, ou seja, são pessoas diferentes. A separação das contas é importante para que os números contábeis sejam de fato os da pessoa jurídica, demonstrando o seu resultado.

Quando o empresário paga a conta pessoa física na pessoa jurídica, o resultado não reflete de fato o resultado da atividade da empresa, ficando assim um resultado mascarado, pois, está misturado com as despesas da pessoa física. Para acabar com este problema, indicamos que o empresário tenha duas contas, uma na pessoa física e outra na pessoa jurídica.

Caso necessita pagar despesas da pessoa física, faça a transferência bancária da PJ para a PF. Esta transferência é contabilizada como distribuição de lucro pela empresa (desde que evidencie lucro de fato a ser distribuído) e assim esta contabilização não contamina os dados contábeis, refletindo na empresa de fato as despesas por ela realizada.

Outro fato importante também, é que a RECEITA FEDERAL pode considerar este tipo de confusão patrimonial como remuneração indireta dos sócios, podendo assim, incidir impostos como imposto de renda e INSS.

Assiste ao nosso vídeo, nele abordamos este assunto .

https://www.youtube.com/watch?v=6PW-8rAgkRU