Contabilidade para Engenheiros, Arquitetos e Designer de Interiores

Os engenheiros e arquitetos podem atuar tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica, no entanto, quando trabalham como pessoa física as alíquotas de imposto de renda podem chegar até 27,5% dos rendimentos, e também paga até 20% INSS sobre os rendimento (limitado ao teto do INSS).
 
Normalmente é mais vantajoso que os engenheiros e os arquitetos trabalhem como pessoa jurídica, pois além de conseguirem reduzir os impostos, ter uma série de benefícios tributários e eles têm a autonomia de poder prestar serviços para mais de uma empresa.
 
Por se tratar de uma profissão de cunho intelectual os engenheiros e arquitetos não podem ser MEI (Microempreendedor Individual) e ambos devem ter o registro dentro de suas categorias, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Para quem opta por ser pessoa jurídica pode trabalhar da seguinte maneira: Empreendedor Individual (EI) ou Sociedade Unipessoal Limitada (SLU) para os profissionais que desejam trabalhar de maneira individual e sem sócios, já para os que pretendem ter com um ou mais sócios, a alternativa é a criação de uma Empresa Limitada (LTDA).
 
Ambas as profissões podem aderir aos regimes do Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. No Brasil o enquadramento mais comum é o Simples Nacional onde os profissionais tributam no Anexo III, com alíquotas que vão de 6% a 33%, ou no Anexo V, que varia de 15% a 30,5%. Além disso, eles se beneficiam da conveniência de pagar seus tributos por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), uma única guia que abrange: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, CPP, ISS, ICMS e IPI, todos com base no faturamento da empresa. No Lucro Presumido os impostos são pagos em guias separadas com alíquotas entre 13,33% a 16,33 e o ISS varia de 2% a 5% dependendo do município. Já no Lucro Real a varia de 24% a 34% sobre o lucro da empresa.
 
Para esses segmentos de mercado é de suma importância a presença da contabilidade, uma vez que, com o auxílio de um contador a empresa pode pagar menos impostos, investir em planejamentos tributários, além de se manter em dia com as obrigações fiscais.
 
Nós da Newcont oferecemos serviços completos dentro de cada segmento proporcionando maior comodidade aos seus clientes, fazemos a legalização nos órgãos competentes, além de estratégias contábeis para a gestão da empresa.

Deixe sua mensagem!

Entraremos em contato o mais breve possível!

Abra sua empresa!

Juntos trabalharemos pelo seu sucesso!

Migre sua empresa!

Tenha um escritório de contabilidade confiável ao seu lado!

Trabalhe Conosco

Faça parte da nossa equipe competente!

Anexar Currículo

Escolher Arquivo Nenhum arquivo selecionado

Dados Pessoais

Escolaridade

Cursos


Idiomas

Experiência Profissional

Pretensões